Semana Institucional: uma oportunidade de aprendizado

Semana Institucional: uma oportunidade de aprendizado

Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade parabenizou os alunos e professores que organizaram o evento

Aluna do sexto semestre de Jornalismo entrevista professor Galvão. (Foto: Ivânio Abreu)

Uma oportunidade de aprendizado e uma possibilidade real de ação jornalística no campo institucional”, assim definiu o professor coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Lourival da Cruz Galvão Júnior, sobre a XXIV Semana Institucional do Centro Universitário Módulo,que foi realizada de 18 a 22 de setembro, e trouxe diversos profissionais da área de Jornalismo, Marketing e Publicidade para expor suas experiências e conhecimentos.

Segundo Galvão, o evento foi muito bem planejado antes, durante e até mesmo depois. “Houve um envolvimento muito forte dos alunos do quinto e sexto semestres de Jornalismo, que se doaram e abraçaram todo o processo de organização do evento, indo atrás dos palestrantes, produzindo material de apoio; até mapa para chegar ao local foi feito pelos alunos!”, contou o coordenador ao FocaNaWeb.

Uma das alunas que se destacou pelo bom trabalho na organização do evento foi Jéssica Vidal, do sexto semestre de Jornalismo. Para ela, a organização foi bastante complicada, mas, ao mesmo tempo, bem proveitosa. “Nós nos deparamos com diversos problemas corriqueiros que já esperávamos, mas conseguimos contornar tudo e tenho certeza que passamos uma boa imagem do Módulo para os palestrantes”.

Jéssica disse ainda que os alunos se dedicaram em trazer palestrantes que nunca haviam participado da Semana Institucional. Para Raell Nunes, da mesma turma de Jéssica, foi difícil organizar tudo, já que para quase todos os envolvidos tratou-se de um evento de grandes proporções. “No final, deu tudo certo, comemoramos bastante porque tudo saiu como combinamos”, disse.

Contribuiu muito para a nossa formação o fato de nós aprendermos como receber as pessoas e elas se sentirem à vontade com o que planejamos para elas. Se conseguirmos isso quando formos exercer nossa profissão, quem sabe um dia, na assessoria de imprensa, vai ser muito favorável”, finalizou Raell.

Mas qual a relação entre receber bem os convidados e a prática de jornalismo? Galvão responde: “Tem tudo a ver uma coisa com a outra, é uma ação prática de jornalismo institucional, jornalismo corporativo, jornalismo empresarial, que hoje é a área que mais cresce e que mais dá emprego para jornalistas, principalmente aqui em nossa região, do Litoral Norte. É uma das áreas mais importantes do jornalismo.”

A dedicação foi tal, que os alunos chegaram a sugerir quais palestrantes deveriam participar da Semana Institucional. Foi o caso de Ivânio Abreu, do sexto semestre de Jornalismo, que indicou os produtores do programa “Brasil Urgente”, da Rede Bandeirantes, a virem preencher a programação de sexta-feira (22/09).

A sexta-feira estava sem palestrante, e eu tenho um amigo que trabalha lá como produtor do Brasil Urgente também. Através dele, conheci a Elisângela e o Rodrigo. Eles estavam de férias, então perguntei se eles topariam. Eles gostaram da ideia, e o professor Galvão apoiou totalmente. Após todos os acertos, vieram e deu tudo certo”, explicou o aluno.

O professor coordenador elogiou a forma com que os alunos se portaram durante a Semana Institucional, e ressaltou que todos se posicionaram como verdadeiros profissionais. “Eu recebi feedback da diretoria da instituição elogiando a postura profissional deles e enfatizei que foi essa a nossa intenção. Fiquei muito feliz, achei um trabalho muito legal, não só pelo fato de ter me envolvido mais esse ano, mas por eles, os alunos, terem se envolvido mais”, finalizou.

 Toda a montagem e organização da Semana Institucional foi feita dentro de classe, em duas disciplinas do terceiro ano do curso de Jornalismo, ministradas pela professora Daniella Aragão. Na primeira disciplina, Gestão da Comunicação Institucional, foi discutida toda a questão teórica de organização de eventos. A parte prática foi desenvolvida na outra disciplina, Núcleo da Comunicação Institucional.

NENHUM COMENTÁRIO ATÉ O MOMENTO

Leave a Reply