Santa Casa de Ubatuba sofre com obras inacabadas

Santa Casa de Ubatuba sofre com obras inacabadas

A construção do Centro Cirúrgico está há mais de quatro anos pronta, mas não tem licença para funcionar.

Ala inutilizada do Centro Cirúrgico (Fotos: Rafaela Cabral)

A Santa Casa de Ubatuba, principal hospital da cidade, está com as obras inacabadas há mais de quatro anos. O FocaNaWeb apurou que algumas alas, como o centro cirúrgico e um laboratório de exames que foi feito com doações de comerciantes locais, estão abandonadas por conta de irregularidades e falta de verba.

Segundo o vereador Claudinei Bastos Xavier (PSDB), que fez um requerimento na Câmara pedindo explicações sobre as obras inacabadas, a ouvidoria da Santa Casa disse não ter o alvará da vigilância sanitária, e que o prédio foi sendo ‘emendado’ conforme construído.

Laboratório de exames que deve ser inaugurado daqui a um ano.

Ele também conta que algumas obras começaram durante a gestão do prefeito Eduardo Cesar (PSDB), em 2012. “Foram feitas reformas no berçário e na maternidade, mas faltou terminar um laboratório de exames e um Centro Cirúrgico com quatro salas”, explica. Atualmente as cirurgias na Santa Casa são feitas em um quarto que poderia ser usado como leito de pacientes.

A gestão do último prefeito, Mauricio Moromizato (PT), não deu continuidade a nenhuma dessas obras, segundo Claudinei. A Santa Casa não conseguia recursos, pois estava devendo para a Receita Federal, mas atualmente, a provedoria já saldou esta dívida.

Ala cirúrgica, mostrando duas portas das quatro salas do ambiente.

Questionado sobre o futuro das obras, o administrador chefe da Santa Casa, Antonio Eugênio Delfino, disse que o Centro Cirúrgico está pronto há mais de quatro anos, mas não pode entrar em funcionamento porque a obra é irregular e não foi aprovada pelos engenheiros. “Ela é mais baixa que o nível da rua e quando chove inunda. Também precisa refazer toda a parte de elétrica e hidráulica”, conta. A Santa Casa não tem previsão de reforma para essa ala por falta de verba.

Laboratório de exames não terminado

Já o laboratório recebeu doações de comerciantes da cidade para dar continuidade à reforma. Hoje está em fase final e tem data prevista para entrega em um ano, contando também com uma verba concedida pelo vereador Wellington de Moura (PMDB), para a mão de obra e compra de materiais.

Questionada sobre as obras, a prefeitura disse que a Santa Casa é uma instituição privada. A prefeitura apenas compra serviços do hospital para a população, e por isso não tem ligação com o problema.

NENHUM COMENTÁRIO ATÉ O MOMENTO

Leave a Reply