Apenas 30% dos eleitores fizeram a biometria

Apenas 30% dos eleitores fizeram a biometria

Números preocupam Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, pois será difícil prestar o atendimento próximo ao prazo

Cartório Eleitoral de Caraguatatuba (Fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Caraguatatuba)

A cidade de Caraguatatuba conta com cerca de 86 mil eleitores, mas somente 30% realizaram a identificação biométrica.

A regularização será feita até a primeira semana de maio de 2018. Caso contrário o titulo será cancelado. Caso o prazo termine, é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral para saber os procedimentos a serem adotados.

“Os números preocupam muito, pois é uma taxa muito baixa já que o cadastramento está ocorrendo desde 2015”, explica Claisson Alves Ferreira, diretor do Cartório Eleitoral da cidade.

Com o titulo eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concursos públicos, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos, entre outros impedimentos.

O cadastramento é exigido até para aqueles que não têm a obrigatoriedade de votar, como os idosos acima de 70 anos e os jovens de 16 ou 17 anos, caso queiram votar.

A eleitora Heloisa Nascimento tem dúvidas sobre a eficiência do procedimento. “A biometria pode até ser mais segura, mas trará mais atrasos, pelo fato que mexo muito com produtos de limpeza. As digitais ficam difíceis de se identificar e já ocorre muito isso comigo nos bancos.”

Para realizar o cadastramento basta comparecer ao cartório de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h45, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência emitido, no máximo, há 3 meses.

Para mais informações, o eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral, que fica na Avenida Brasil, 775 – Sumaré. Telefone: (12) 3882 – 1398

NENHUM COMENTÁRIO ATÉ O MOMENTO

Leave a Reply