Virada Sustentável chega a São Sebastião e Ilhabela

Virada Sustentável chega a São Sebastião e Ilhabela

O evento, considerado o mais importante do País nessa área, será realizado nos dias 7 e 8 de outubro

Água, resíduos e mobilidade urbana serão temas de debate. (Foto: Gabriela Petarnella)

Cidades litorâneas, turísticas e dependentes uma da outra, São Sebastião e Ilhabela têm muito o que debater para melhorias na qualidade de vida, meio ambiente e economia. Esses serão alguns dos assuntos abordados no Virada Sustentável, nos dias 7 e 8 de outubro, nos dois municípios.

O evento, considerado na área como o mais importante do País, teve inicio em 2011, em São Paulo. Posteriormente, teve edições no Rio de Janeiro Porto Alegre, Manaus, Salvador, entre outras capitais. Na edição litorânea, a programação inclui rodas de conversas que irão debater questões relacionadas ao desperdício e qualidade da água, destinação de resíduos e mobilidade urbana. Paralelamente, haverá atrações como shows, oficinas interativas e apresentações artísticas que se encaixam nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

Esses são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Para isso, foram publicados editais para quem realiza projetos sustentáveis e culturais, assim como para aqueles  que decidiram atuar como voluntários no evento. Com o encerramento dos prazos de inscrição, registraram se 65 projetos e 113 voluntários.

Diferentemente de qualquer evento onde acontece primeiro a captação de verba para que se inicie a organização, esse começou sem apoio financeiro e estrutural. Os organizadores ainda estão em busca de apoiadores já que a programação será baseada na verba e patrocínio conseguidos, segundo Alessandra Thomazini, circense, diretora do Circo Burlesco em Ilhabela e organizadora da Virada. Ela acrescenta que as prefeituras de ambas cidades foram contatadas e se comprometeram com apoio ao evento.

De acordo com Tatiana Araujo, empreendedora social da FLOW Desenvolvimento Sustentável, o “Virada Sustentável é aberto ao público em geral, mais especificamente moradores e frequentadores de ambas cidades, com estimativa de faixa etária entre 17 e 65 anos. O evento tem como objetivo deixar como legado a ampliação de conhecimentos a partir das rodas de conversas e formar uma conexão entre as duas cidades com um bem em comum, o desenvolvimento sustentável”.

O projeto será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, sendo dois dias em Ilhabela e dois dias em São Sebastião e terá sua programação e os locais serão divulgados nos próximos dias.

NENHUM COMENTÁRIO ATÉ O MOMENTO

Leave a Reply