Esporte transforma vida de ex-usuário de drogas

Esporte transforma vida de ex-usuário de drogas

1 530
Jeferson ensina a seus alunos como o esporte pode contribuir na formação do caráter das pessoas.

Exemplo de superação, professor de jiu-jitsu vence vício. Agora, sonha em recuperar outros usuários

Quando o esporte entra na vida de uma pessoa, nada fica igual. A prática esportiva aliada à vontade de vencer é capaz de transformar não somente corpos e mentes, mas também histórias. O esporte é, em outras palavras, poderoso instrumento de superação e integração, que mexe com o interior e exterior dos atletas, fazendo com que eles ultrapassem seus próprios limites.

Tetracampeão Pan-americano

Jeferson Rodrigo Machado é professor de jiu-jitsu. Eleito atleta do ano em 2013, ele conquistou diversos títulos, sagrando-se tricampeão mundial, tetracampeão Pan-americano,  além de conquistar um Sul-americano e um Campeonato Internacional de jiu-jitsu.

Mas nem sempre foi assim. O atleta nasceu em uma família pobre, seu pai era viciado e por isso ele tinha contato diariamente com as drogas. Ainda na sua adolescência entrou no vício, consumindo crack, cocaína e maconha, entre outros entorpecentes.

Aos 18 anos Jeferson foi preso por roubo, e após oito anos de condenação, resolveu mudar. Quando saiu do presídio, conheceu o jiu-jitsu e sua vida começou a se transformar. “O esporte me disciplinava e ensinava a ter respeito pelas pessoas. Sempre fui um homem muito violento e após o treino exaustivo, me sentia muito mais tranquilo”.

Hoje, ele é um campeão porque, além de tantos campeonatos e títulos importantes, também venceu o vício. Há mais de dez anos, o lutador não usa nenhum tipo de entorpecente e quer ajudar outras pessoas a seguirem o seu caminho. Por isso, optou pelo jiu-jitsu para recuperar pessoas dependentes de vícios, usando como ferramenta suas aulas gratuitas para a comunidade.

“Eu era visto como um perdedor, que nunca ia conquistar nada em minha vida, e hoje por causa do esporte, quero ser exemplo para essas pessoas que também buscam a solução para seus problemas”, deseja o professor.

O mestre Jeferson (3º de quimono branco a partir da esq.) inspira alunos com sua história.

1 COMENTÁRIO

Leave a Reply