ADS produz site para novas ideias de “software”

ADS produz site para novas ideias de “software”

Objetivo é cadastrar propostas de alunos e professores que possam ser desenvolvidas no Módulo

Alunos de ADS desenvolvem site que abrigará ideias de "softwares" enviadas por alunos e professores. (Foto: Samara Felix)

Alunos do primeiro e segundo semestres de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) trabalham na criação de um site para estudantes do Centro Universitário Módulo. O site servirá para expor ideias de programas que facilitarão a vida dos alunos e professores da instituição.

Trata-se do projeto interdisciplinar do curso que possui carga horária de 70h. Os alunos reúnem-se em grupos e desenvolvem um projeto de software, integrando todos os conhecimentos obtidos nas disciplinas do semestre corrente.

Especificamente neste semestre, os alunos estão desenvolvendo um sistema para cadastramento de ideias de software. Neste sistema, qualquer professor do Módulo poderá cadastrar suas ideias, problemas ou necessidades que possam ser solucionadas através do desenvolvimento de um software.

Assim, será formado um banco de dados de propostas de projetos, que servirá de base de pesquisa para que os alunos de ADS selecionem as propostas e desenvolvam os projetos a partir das ideias colocadas nessa plataforma.

Quando o site estiver no ar, os coordenadores deverão se cadastrar e apresentar as ideias propostas pelos professores e alunos dos seus cursos. As sugestões serão enviadas para a fila de espera, sendo submetidas ao coordenador do curso de ADS, professor Fábio Lippi Silva, e aos alunos responsáveis pelo site.

“O recurso será aberto inicialmente para a instituição, mas se o resultado for positivo pretendemos desenvolver projetos também para a comunidade externa”, adianta o professor Lippi.

O desenvolvimento do site faz parte do rol de exigências para a formação dos alunos de ADS. Cada grupo de discentes precisa elaborar um modelo de site diferente que será apresentado em classe, no final do semestre, a fim de que os professores escolham o melhor para ir ao ar.

“O projeto é desenvolvido pelos alunos do 1º e 2º semestres. Cada grupo possui um líder, que é sempre um aluno do 2º semestre porque já possuem um pouco mais de conhecimento técnico em termos de lógica e linguagens de programação, além de contarem com a experiência do projeto integrado realizado no ano anterior.

Apesar de os alunos ingressantes não possuírem muita experiência com programação,  “os professores sempre estão nos orientando”, explica a aluna do primeiro semestre de ADS, Lohanne Lopes Garcia. Ela considera importante os alunos do primeiro ciclo do curso criarem o site, “pois já podem praticar no primeiro semestre aquilo que estão aprendendo na teoria”.

A proposta é que o projeto piloto vá ar ao em agosto, com endereço a definir. O grupo com o melhor projeto dará continuidade no desenvolvimento em 2017/02. Portanto, o projeto final deve estar no ar no encerramento de 2017.

Mais informações sobre o projeto através do e-mail do professor Lippi fabio.silva@modulo.edu.br .

NENHUM COMENTÁRIO ATÉ O MOMENTO

Leave a Reply